27 10 2009

Aqui serão postadas as atualizações sobre o caso. Fique ligado!

Anúncios

Ações

Informação

One response

23 01 2010
Hylton Sarcinelli Luz

Em busca de um pacto de convivência

Tenho a convicção de que não são todos os moradores circunvizinhos ao Hotel Santa Teresa que se sentem afetados pelas atividades que este empreendimento privado realiza, sejam pelo ruído, pela ocupação das calçadas, pelo estacionamento irregular, pela pouca educação de determinados frequentadores, pela falta de civilidade do proprietário etc.

Está claro para mim, que muitos destes aspectos que agridem a minha vida privada, porque adentram a intimidade da minha residência sem meu consentimento, não é percebido da mesma forma por todos os moradores do bairro. Mesmo por outros vizinhos próximos, uma vez que a maior parte destas ofensas resultam do grau de intensidade com que são percebidas e, também, da frequência com que ocorrem.

O que desejo consignar e deixar evidente para os demais vizinhos é o meu ponto de vista particular, o ponto de vista de quem está mais próximo, de quem está exatamente diante e abaixo do Restaurante Térèse e do Bar dos Descasados. Também gostaria que fosse levado em conta que resido há 25 anos neste local e que nada do reclamo ocorria antes. Não me refiro a atividade destas empresas, mas as consequências previsíveis ao tipo de atividade que exercem.

O que me afeta não é a atividade destes empreendimentos em si, posto que nunca me manifestei contrário as mesmas, muito pelo contrário, atribuia a presença das mesmas, um fator de progresso para o bairro.

Ledo engano. Não há progresso quando a empresa não respeita o patrimônio cultural da comunidade em que se instala. Não há progresso quando a empresa não respeita o patriomônio público. Não há progresso quando a empresa não respeita os moradores da comunidade em que se insere. Não há progresso quando a empresa burla a legislação que regula as atividade na comunidade. Não há progresso quando a empresa polui o meio ambiente. Não há progresso quando uma empresa está ciente de problemas graves na comunidade e atua agravando-os, aproveitando-se de falhas presentes no local. Não há progresso quando os responsáveis pela empresa não levam em conta o que a comunidade a sua volta manifesta.

Enfim, o Hotel Santa Teresa com os seus emprendimentos “Restaurante Térése” e “Bar dos Descasados” não atende a nenhum critério do que hoje, século XXI, entedemos por progresso e desenvolvimento.

O Hotel Santa Teresa só pode ser considerado como um empreendimento que gera progresso e desenvolvimento para o bairro onde está, para a comunidade em que se situa, se os critérios fossem aqueles adotados na século XIX. Os mesmos que levaram o planeta a situação atual, onde a ganância se sobrepõe a todo e qualquer valor.

O que me parece necessário ao bairro de Santa Teresa como um todo, é que comecemos a nos organizar para levar em conta todos os protestos e reclamações que resultam de abusos contra o que aqui residem.

Não falo de nos organizarmos para ser contra qualquer coisa, mas para sermos a favor do bairro. Para pactuarmos entre todos, moradores, empresas, gestores públicos e visitantes, um conjunto de regras para garantir a qualidade de vida e as características que a todos interessa.

Não podemos continuar passivos, mercê da complascência e omissão das autoridades públicas competentes, e mais grave, um vizinho desqualificando o ponto de vista do outro, apenas porque não se sente incomodado diretamente. Desde modo nos enfraquecemos e permitimos que os que detém uma situação vantajosa, seja econômica, seja de poder, agrida o direito de todos.

A sociedade só é justa quando está regido por leis que são iguais para todos. Não é mais possível aceitar que uma minoria que detém privilégios explore e esmague a maioria. Ou trabalhamos para construir equidade ou viveremos cada dia mais as consequências da violência. A violência é o único recurso daqueles que são sistemáticamente agredidos.

Hylton Sarcinelli Luz
Homeopatia Direito de Todos
http://www.semelhante.org.br
http://www.ecomedicina.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: